O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. Durante a conversa, ele fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal, destacando a atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis para o setor. O parlamentar também analisou o cenário eleitoral de 2026, defendeu seu posicionamento político à direita e criticou a interferência do Poder Judiciário nas decisões do Congresso Nacional.
Julio Cesar Ribeiro está no terceiro mandato. A trajetória em Brasília começou em 2012, quando assumiu a Secretaria de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. Ele disse que suas principais bandeiras são a defesa da família e o esporte, além de atuar na área social e na defesa dos idosos.
Segundo o deputado, o início do trabalho no esporte foi baseado em ouvir as necessidades da população. Na Secretaria de Esporte, ele percebeu que o foco era o futebol e passou a incentivar outras modalidades, como as artes marciais. O parlamentar afirmou que acabou com brigas institucionais entre federações e começou a valorizar os atletas.
Ele destacou o programa Compete Brasília, que começou como uma ideia na secretaria e foi transformado em lei. O projeto passou de cem para mais de 5 mil atletas atendidos por ano. O Bolsa Atleta também foi estendido para a categoria Paralímpica. Ribeiro também mencionou a Lei de Incentivo ao Esporte local, aprovada em 2018 e regulamentada em 2023, que conta com investimentos de empresas como BRB e Neoenergia.
O deputado lembrou do atleta Caio Bonfim, que recebeu apoio da secretaria e conquistou medalha olímpica e título mundial. Sobre os Centros Olímpicos, ele informou que o número passou de três para 12, com o 13º em construção no Paranoá. O projeto Futuro Campeão foi criado para formar atletas de alto rendimento, com treinadores especializados. Ribeiro citou resultados no atletismo e nos saltos ornamentais.
O parlamentar afirmou que o esporte é uma ferramenta no combate à criminalidade e à ociosidade. Por meio de emendas parlamentares, ele ajuda cerca de 60 instituições que oferecem projetos esportivos gratuitos, exigindo que os jovens estejam matriculados na escola. Ele lamentou ser o único deputado federal da bancada do DF a atuar prioritariamente com essa bandeira e pediu mais engajamento dos parlamentares distritais.
Ribeiro destacou a aprovação de uma lei de sua autoria que torna a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional perene. Ele também foi relator do projeto que cria a Universidade do Esporte, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado. Sobre a convocação de Neymar para a Seleção, o deputado disse que a presença do jogador é importante para a união do elenco, mas criticou a saída precoce de talentos para o exterior.
Planos eleitorais e relação entre os Poderes
O deputado afirmou que o partido Republicanos cresceu no cenário nacional, passando de oito para 41 deputados federais. A meta para 2026 é ultrapassar 50 deputados. No Distrito Federal, a meta é eleger dois ou três federais e três distritais. Ele se posicionou à direita e disse que o país precisa de representantes com esses valores no Congresso.
Sobre a possibilidade de racha entre o ex-governador Ibaneis Rocha e a governadora Celina Leão, Ribeiro disse que é preciso aguardar os desdobramentos. Ele acredita que o bom senso e o diálogo vão prevalecer. Sobre a polarização no Congresso, o deputado afirmou que o embate ideológico continua acentuado e que o atual governo federal enfrenta retrocessos.
Ribeiro criticou a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que a interferência do Judiciário em prerrogativas do Congresso é prejudicial. O parlamentar também avaliou que a disputa entre os Três Poderes, após o 8 de janeiro, decorre de uma ingerência excessiva do Judiciário, mas afirmou que o Congresso também compartilha da responsabilidade ao recorrer ao Judiciário para reverter decisões democráticas.
